terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Salve Santa Bárbara


Eparrei!
Yansã comanda os ventos/ E a força dos elementos/ Na ponta do seu florim/ É uma menina bonita/ Quando o céu se precipita/ Sempre o princípio e o fim.
Senhora das nuvens de chumbo! Senhora do Mundo! Rainha dos raios!”
(Gilberto Gil/Caetano Veloso)

Oração de Oyá
Sem ela não se anda
Ela é a menina dos olhos de Oxum
Flecha que mira o sol
Oyá de mim’
(Maria Bethânia)


A dona do Raio e do vento
O raio de Iansã sou eu
Cegando o aço das armas de quem guerreia
E o vento de Iansã também sou eu
Que Santa Bárbara é santa que me clareia
A minha voz é o vento de maio
Cruzando os ares, os mares e o chão
E meu olhar tem a força do raio
Que vem de dentro do meu coração
O raio de Iansã sou eu…
Eu não conheço rajada de vento
Mais poderosa que a minha paixão
E quando o amor relampeia aqui dentro
Vira um corisco esse meu coração
Eu sou a casa do raio e do vento
Por onde eu passo é zunido e clarão
Porque Iansã desde o meu nascimento
Tornou-se a dona do meu coração
O raio de Iansã sou eu
E o vento de Iansã também sou eu
O raio de Iansã sou eu
(música de Paulo Cesar Pinheiro, no CD ‘Mar de Sophia’, de Maria Bethânia)






Nenhum comentário:

Postar um comentário