quarta-feira, 26 de novembro de 2014

MANIFESTO PRÓ-FORUM DE CULTURA



“A CULTURA QUE QUEREMOS PARA DUQUE DE CAXIAS!”


Para  ser  artista  em  Duque  de  Caxias,  que  tem  uma  das  prefeituras  mais  ricas  do  país  e  o  maior orçamento da Baixada Fluminense destinado à cultura, é preciso ter coragem e viver do encantamento com a  arte. É  preciso ser Artevista” e agora,  mais que nunca,  de forma coletiva. Decidir ser artista em Duque de Caxias é decidir lutar por  sua cidade e ter na pele o desejo de vê-la mais humana, mais viva, mais colorida e menos dormitório.  Ver a cultura como direito à cidadania, Ver a cultura não como “e-ventos” que o tempo leva e pouco deixa.

A  atual  gestão  do  executivo  municipal  tem  se  especializado  e  profissionalizado  profundamente  nas ações  centralizadoras   e  de  absoluto  desrespeito  às  leis  municipais,  ao  Plano  Diretor  Urbanístico  da Cidade, aos fóruns e conselhos ligados a diversas instâncias de atuação da sociedade civil, em especial, aquelas  que  tocam  a  cultura.  Este  quadro  se  agrava  quando  visitamos  os  compromissos  assumidos publicamente através do Plano de Governo divulgado durante a campanha.

Em  Duque  de  Caxias  não  existe  um  “Grupo  da  Cultura  e  por  meio  desse  MANIFESTO,  o  coletivo  de artistas,  agentes  culturais  de  Duque  de  Caxias  e  movimentos  sociais  vem  defender  a  manutenção  da Secretaria  Municipal  de  Cultura  e  Turismo  de  Duque  de  Caxias,  ameaçada  de  extinção  e  também apresentar ao poder publico e à Sociedade Civil A CULTURA QUE QUEREMOS PARA DUQUE DE CAXIAS!
 Após  10  anos  de  mobilização  dos  artistas  da  cidade,  da  constituição  de  um  Conselho  Municipal  de Cultura, da aprovação do Fundo Municipal de Cultura, ainda não regulamentado, da aprovação de um Plano Municipal de Cultura, ainda não transformado em lei nos manifestamos não só para mantermos as  conquistas  mas  para  ampliar  a  DIFUSÃO,  O  FOMENTO,  A  FRUIÇÃO  E  A  DEMOCRATIZAÇÃO  DO ACESSO  ÀS  VERBAS  PUBLICAS,  AOS  APARELHOS  DE  CULTURA  E  AOS  INVESTIMENTOS  RECEBIDOS  E APLICADOS NESTA ÁREA.

Este manifesto elaborado de forma coletiva e organizada parte do princípio que É A COMUNIDADE QUE FAZ CULTURA E NÃO O PODER PUBLICO, QUANDO ISTO OCORRE E DIRIGISMO. Também afirma qual é a SECRETARIA DE CULTURA QUE QUEREMOS! Uma SECRETARIA que compreenda que a cultura é inerente do povo e das relações humanas, mas que é responsabilidade do Estado, fomentar, incentivar e proteger a criação cultural bem como democratizar e  garantir  o  acesso  aos  bens  a  fruição  e  consumo  de  bens  culturais.  Que  dialogue  com  os  músicos, artistas  plásticos, artistas de  rua,  atores, poetas,  dançarinos, rappers,  grafiteiros, produtores culturais, Vjs, Djs, diretores de  teatro,  de  cinema  e  de  espetáculos  musicais,  movimentos de hip  hop, cineclubes,  historiadores,  antropólogos,  arqueólogos,  jornalistas,  professores,  estudantes,  cidadãos , coletivos  culturais,  mestres  de  tradição  oral,  incentivadores  de  leitura  e  outros  segmento  de  forma horizontal, democrática e participativa ; que fomente e respeite a atuação dos atores sociais da cidade e as deliberações das Conferências Municipais de Cultura e,  principalmente, as propostas do  PLANO DE GOVERNO apresentado durante a campanha municipal.

Que  pense  em  políticas  públicas  de  cultura  descentralizadas,  com  autonomia  para  os  gestores,  com democratização  e  pulverização  das  verbas  públicas  e  que  sejam  abrangentes,  atingindo  os  quatro distritos  da  cidade.  As  ações  culturais  contribuem  para  o  acesso  à  cidadania,  à  geração  de  empregos renda e à elevação do IDH e da auto-estima da cidade tão solapados nos últimos anos.
Uma  SECRETARIA  que tenha uma função central  na administração pública  e não periférica ou  ocupada por cargos comissionados ou terceirizados  resultados do joguete político, tão criticados nas Jornadas de Junho.  Que  seu  quadro  de  funcionários  seja  composto  por  gestores  de  cultura  qualificados  para  a administração pública como ocorre com  as outras secretarias. Que apresente, de forma transparente, à sociedade um plano de trabalho baseado em programas, ações e projetos, neste momento inexistentes, que tenham a garantia de continuidade.
Uma  SECRETARIA  QUE  RESPEITE  os  artistas,  agentes  e  coletivos  culturais,  mestres  de  tradição  oral, representantes  da  cultura  urbana,  incentivadores  de  leitura  e  outros  segmentos  de  forma  horizontal compreendendo  que  aqui  vivem,  aqui  manifestam  a  sua  arte,  aqui  mantém  vínculos  afetivos  com  a cidade e que não podem ficar a mercê de pessoas que não tem compromisso, que compreendem e não querem compreender a dinâmica da cidade que VI-VEMOS e nem com a cidade que QUEREMOS.

NÃO QUEREMOS EXTINÇÃO!

 NÃO QUEREMOS FUSÃO! 
NÃO QUEREMOS FUNDAÇÃO! 
QUEREMOS DEMOCRATIZAÇÃO!


ESTE MANIFESTO É ASSINADO PELAS INSTITUIÇÕES QUE PARTICIPARAM DO
IV DIÁLOGOS INTERINSTITUCIONAIS


Por falar em cultura>> Tela Acervo Barbosa Leite



quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Vote consciente!!!

Então...
posso dizer que minha geração não teve muitos incentivos a participação política até 2013... junho... mexeu com a situação de conforto e apatia.
Percebo que a escola tem cada dia mais importância na formação de um cidadão. Uma instituição de ensino tem que atuar e fazer a diferença no seu conteúdo programático e em sua didática...
O jovem precisa saber a diferença da política eleitoreira e do exercício da política. Ter consciência de como e onde atua cada ator político... inclusive ele.
Quando conheci meu esposo, Eduardo Prates, ele me apresentou uma política para além dos partidos. Com outro olhar, passei a ver as dimensões do poder no cotidiano. A postura racional e apaixonada em lidar com as questões sociais me chamou a atenção para o fato de que a política faça parte de nossa vida na sua integralidade. Ele diz que a experiência do período da constituinte em 1988 e as eleições de 1989 mudaram a vida dele.
O que eu achava antes era o que todo mundo ouve falar e reproduz: “político é bandido, corrupto, propaganda eleitoral é um saco de dinheiro para alimentar corruptos e por aí vai... Sei que há um fundo de verdade e que muitas coisas mudaram em nossa democracia recente, mas ainda há muito por mudar... e depende cada vez mais de nós e menos dos políticos. Nós o cidadão que vai as ruas, assina petições, que cobra seu representante e que quer mais igualdade em direitos e justiça social.
Presenciei o Impeachment do Collor. Com a cara pintada, embora fosse ainda uma criança, impedimos e colocamos fim aquele governo. Vibrei como vibrava em copa do mundo... Lembro daqueles dias com meus primos e o entre sai de pessoas em minha casa festejando a saída do caçador de marajás... mas era só uma crianças.
Quem dera tivessem todas as crianças aulas de filosofia e política na escola e não de economia de sobrevivência na rua.
Meu primeiro voto pra presidência foi pro Lula, porque sempre ouvia meu pai falar do Partido dos Trabalhadores e coisa e tal e achei que seria importante...era o voto da família... Lula e PT era uma espécie de novidade transformadora que não compreendia ainda naqueles tempos, mas acho que eles tinham alguma inocência ideológica que talvez hoje tenha se perdido. Talvez a ideologia esteja se perdendo cada dia mais e o que resta e a inocência complacente daqueles que dizem que não gostam da política, dos que vendem seus votos e das pessoas que acreditam que quando não participam estão sendo críticos... muitos não conseguem perceber que a omissão é também um consentimento aos que gostam e exploram a política para seus interesses privados.
Ao entrar na faculdade tive e tenho professores que influenciaram-me para a necessidade de despertar para a política e ter uma vida mais ativa e menos contemplativa. Até hoje, seja nas aulas presenciais ou pelo face... sim, pelo face, o facebook tornou-se uma ferramenta muito importante no universo da comunicação e tem gerado impactos na política, a internet de forma geral viabilizou um maior contato dos jovens que, mesmo estando mais distante, estão mais perto em território virtual da atuação. Acho que a internet pode desvelar muito do mundo obscuro da política... informar, comunicar, debater, reunir, opinar e sem as amarras e doutrinas dos grandes meios de comunicação que censura o ativismo destes novos cidadãos que se mobilizam através do virtual tomando as ruas ao milhões o mundo real.
Hoje já tenho uma outra visão sobre política, posso dizer que conheço um pouco melhor que antes, mas ainda tenho muito que aprender...
Mas sei o que quero deixar para minha comunidade, para meus amigos, para minha sociedade... filhos que se comprometam e não tenham medo de falar sobre política.
Votarei domingo pensando que tenho um compromisso com a transformação do meu presente.
Monto minha chapa acreditando em partidos e pessoas que tem compromissos com nossas vidas. Alguns novos, outros que nunca estiveram no poder e tem aqueles que sei que tem muito a realizar.


Então é muito simples, leia, estude, pesquise...
Pergunte a pessoas com conhecimento, não se acanhe se não entender, não abrace a primeira causa, conheça todas a fundo, pra você tirar pra si o que é melhor, não pq fulano falou q era melhor...
Conheça a historia do PT antes de virar a cara...
Algumas decepções são consideráveis, mas não ao ponto de colocar um Aécio na frente do país...
Candidatos em cima do muro igual a Marina nem entram no meu questionar... Pegou carona no PT e o bonde andando com a morte de Eduardo Campos...
Temos outras opções ao invés de três...
Conheça a proposta de Luciana Genro...A inovação Psol, o quanto ele pode colaborar com a igualdade e direito no pais...

O PV tbm tem propostas interessantes...
Conhecer e estudar a nossa historia ainda é o melhor caminho...

Com pouco conhecimento de causa, porém muito bem estudado e analisado, meus candidatos são:

 
1 turno>
Romário pra Senador- 400 PSB (estou gostando das propostas) #fechocomromario
Marcelo Freixo pra Deputado Estadual - 50123 PSOL
Celso Pansera pra Deputado Federal- 1540 PMDB , ele é meu candidato, mas analise tbm as propostas de Jean Wyllys 5005 PSOL
Tarcísio Motta pra Governador- 50 PSOL
Luciana Genro para Presidente- 50 PSOL #equipe50

 2 turno>

Se nenhum dos meus candidatos forem pro segundo turno:

Dilma pra presidente 13 PT
Lindberg pra governador 13 PT ou 00... (Não preciso de debate e nem saber do plano de governo de cada um... uma pessoa, na sua sã consciência, não votaria num sujeito intitulado como Pezao, muito menos Garotinho... Faz-me rir!!!!
só acho)

Clara de Deus

sábado, 20 de setembro de 2014

Hoje



Um dia me disseram...

Que as melhores poesias eram escritas através da tristeza, do sofrer, do desengano...
Pobre de quem pensou assim, nunca conheceu o amor
Talvez os melhores sambas
Mas samba também não e uma poesia?
Mas nem toda poesia é samba...
A inspiração dos poetas vem da paixão
Por algo 
Ou por alguém
Logo
Deixe a porta do quarto aberta pra escapar este cheiro de sexo
Que traduzo pelo gosto de suor em minha boca
Pelo vermelho estampado da pele
Pelo gozo cheio de desejo
Deixe entrar o cheiro de terra molhada
Traduzido em barulho de chuva na janela 
Pelo vento que arrepia a pele

Nosso amor inspirando esta singela poesia
 


sexta-feira, 25 de abril de 2014

Aquela estrela morena e milenar



Ainda parece mentira
Daquelas piadas infindas
Daquelas histórias com seu toque
Que só você sabia contar
As vezes acredito que ainda vou ter aquele abraço
Aquela risada
O seu sorriso
O nosso sorriso
O nosso amor de irmão
Os encontros perderam um pouco o sentido
Falta o ar da sua graça
As comemorações vão perdendo o sentido sem a tua palavra...
Aquele discurso da noite, sempre esperado...
Como vou contar a meus filhos as histórias que eram só suas? Do teu jeito?

Respirei...
Profundo agora...
.....
.....
Vida que segue
Agradeço a Deus por ser sua família
Sua amiga
Aquela tal da "nuvem ruim"

Ah Wolverine, estarás eterno pra sempre em nossas conversas, mentes e histórias que terei que contar aos meus filhos...

E o significado da significancia?
Pergunte aí em cima por mim que um dia estarei pronta pra saber...

Hoje eh o dia do nascimento daquela estrela morena e milenar...
E lembraremos todos os dias ao olhar pro céu...

Te amo









sexta-feira, 7 de março de 2014

Sobras...


Assistindo "Vinícius", bateu medo...
Medo da geração de meus filhos...
Falar que sou do tempo deles pesa... 
Não sou de tantos tempos assim...
Mas peguei as "sobras" de um bom e rico tempo...
logo, sou de tempo de vinícius, tom, chico, caetano, bethânia, gil... E quando criança já sofria chacotas e era chamada de museu... Mas no fundo eu gostava.

Hoje, ao rever o documentario e ouvir o vocabulário destas mentes dinossauricas, fico a me perguntar, o que será desta geração que estar por vir... 
geração com preguiça de ler, ouvir ... 
de pensar...

 Meus filhos? 

Restam-lhes a sobra da sobra...